A ansiedade e a depressão na era de Saturno
- Synas
- 20 de mar. de 2020
- 5 min de leitura
É possível que você já saiba que estamos na Era de Saturno. Mas, nesse texto, vamos abordar um assunto que poucos astrólogos falam sobre, mas que é importantíssimo para o seu dia a dia: a era de Saturno e seus desdobramentos.
O que são as Eras Astrológicas?
A divisão astrológica em eras planetárias é uma técnica que foi usada pelos magos, onde era utilizada uma estrela de 7 pontas intercalando as eras entre os planetas e elegendo o momento em que cada planeta rege cada período, conforme figura abaixo.

Por exemplo, a Era do Sol foi de 1981 a 2017 e trouxe para esse período elementos característicos desse planeta e consequentemente do seu signo regente (leão).
Nesse período vivenciamos muitos momentos de uma autoimagem ampliada, uma vaidade exacerbada, muito culto ao corpo e a beleza e uma noção de individualismo aguçada.
Prova disso foi o boom de “selfies” e a necessidade de mostrar aos outros a nossa vida feliz e perfeita e o quanto “somos” queridos, medido em likes nas nossas redes sociais.
Curiosamente, a “selfie” e os “likes” foram perdendo a importância e deu espaço para o surgimento dos ‘coachs” com a ideia de ser um vencedor na vida “se eu posso, você pode”, “tempo é produtividade”.
Também reacenderam as discussões sobre temas sensíveis, conservadores e que geram conflitos de opiniões, como religião, aborto, machismo, feminismo....
Essa mudança de comportamento global, para a astrologia, coincide com o início da era de saturno (2017) e se perpetuará até o final da Era, em 2052, então é melhor entender o que esses próximos 30 anos têm a te oferecer.
A Era de Saturno (2017 a 2052)
Saturno na astrologia é considerado o “Grande General”, um planeta que preza pelo conservadorismo, pelo comprometimento, disciplina, competência e também autoritarismo e inflexibilidade.
Possui o signo de Capricórnio como regente, que é ótimo para o trabalho, mas esconde a emoção como ninguém. Por isso Saturno ignora emoções e privilegia a produtividade.
Nessa era, é natural que vejamos os governos de direita voltando ao poder em várias partes do mundo, o sentimento e fanatismo religioso fica mais fervoroso e a sociedade revisita o conservadorismo no mundo e não apenas aqui no Brasil.
A tendência saturnina tem um influência muito forte para a produtividade, de forma que faz com que as pessoas anseiem por serem mais úteis nas relações de trabalho, que tenham sucesso, riqueza e sejam bem-sucedidas, aí se explica esse boom dos “coachs” rapidamente.
E o que tudo isso tem a ver com ansiedade e depressão?
Saímos da Era do Sol, regido pelo signo de leão, onde a beleza, culto o corpo e a “felicidade” era algo que gostávamos de mostrar a todos.
Assim como, o quanto somos bonitos, saudáveis e felizes. Esse processo por si só já gera, principalmente entre os adolescentes e jovens, uma cobrança pela perfeição.
Ultrapassada a Era do Sol, entramos na Era de Saturno, que exige que sejamos produtivos e bem-sucedidos profissionalmente e que tempo é dinheiro.
Ou seja, mantivemos a ideia de perfeição e sucesso, apenas realocamos do corpo, beleza e saúde para sucesso financeiro, riqueza e empreendedor.
Essa exigência em ambas as eras se tornou um sentimento de cobrança muito forte para as pessoas e principalmente para os jovens. Por que?
Bem, os jovens estão em formação e ainda não sabem o que querem ser e possuem pessoas como inspiração, mas hoje a nossa inspiração está muito alta e longe de alcançar. Porque nossas inspirações nem sempre são reais.... será que aquele famosos é tão bem-sucedido assim? Será que ele é tão fantástico e querido? Ou será que ele publica apenas os méritos dele?
Como estamos na Era de Saturno, atualmente estamos sob a energia produtiva e de meritocracia desse planeta, mas ela vem com um aspecto perigoso.
Dado que Saturno não reconhece produtividade no ócio, ou seja, a ideia de tempo, produtividade e utilidade de Saturno esta muito ligada ao mundo lógico, concreto e palpável.
Saturno não reconhece produtividade no descanso, na pausa, no relaxamento, apenas nas árduas horas em frente ao computador ou “construindo” algo material.
Então jovens, acabamos de sair de uma Era que exigia nosso brilho e agora entramos em outra que exige nosso tempo de produção...Mas é apenas nos momentos de descontração que a criatividade acontece, onde o mundo mágico se manifesta.
Quem hoje não se sente “perdendo tempo” quando não está trabalhando ou estudando? Quem acaba não relaxando no momento de pausa, pois há a ansiedade pela perda do tempo ao invés de estar rendendo ou produzindo algo? Porque fulano já tem um carro, por que fulano está na Europa...
A ideia de excelência na produtividade em que vivemos nos traz uma angústia, uma sensação de que estamos perdendo tempo se não estamos fazendo algo ‘útil’, de que não estamos fazendo o nosso melhor, porque atualmente fazer algo está relacionado a resultados palpáveis.
Ansiedade e depressão na Era de Saturno
Essa exigência saturnina, acaba não reconhecendo a arte, a criação, o descanso, o lazer como produtividade, ou seja, assistir a um filme não é produtivo, fazer um piquenique com a família não é produtivo, tomar uma xícara de café enquanto olha a chuva cair, não é produtivo para Saturno.
Se você não parar e respirar nessa Era de Saturno, você terá uma frustração, um sentimento de fracasso, inutilidade, derrota... e esse sentimento de cobrança e fracasso é um caminho para ansiedade e depressão.
Nunca se tomou tanto remédios para ansiedade e depressão como atualmente. As novas gerações estão cada vez mais estressadas, angustiadas, ansiosas e depressivas. Estão sempre se comparando com pessoas de sucesso e se frustrando porque não alcançam rapidamente esse brilho.

Fonte: Nexo Jornal
Saúde mental na Era de Saturno
Pare, respire e viva. Viva no seu ritmo, com a sua produtividade, com a sua felicidade e com a qualidade do seu tempo.
Trabalhe sim, tenha sucesso, mas tenha brechas para seus hobbies, para sua família, para ligar para sua avó, para ver aquele filme retrô, para fazer o que te faz feliz.
Você não será um perdedor se escolher não ser um workaholic, aliás, ser perdedor é o que para você? Ter menos sucesso do que alguém? Porque ser perdedor é viver uma vida inteira de infelicidade e achar que a felicidade simplesmente vai aparecer ou simplesmente poderá ser comprada com o seu esforço laborativo.
Saturno é justo com a sua dedicação, seu empenho e compromisso. Saturno reconhece mérito e talento e recompensa isso.
Também mostra a verdade e a justiça (políticos e grandes empresários estão sendo julgados e presos – justiça). Saturno odeia o nosso “jeitinho” e “atalhos” na vida, odeia imoralidades. O planeta ajuda o mundo a ter grande crescimento financeiro e tecnológico.
Então, como sobreviver nesta Era de Saturno?
Se dedique ao que você gosta de fazer:, produza, estude, trabalhe. Mas tenha qualidade de tempo para as suas conquistas e felicidades.
Saturno é representado por Chronus na mitologia, o Deus do Tempo por excelência, tudo que existe tem seu tempo, seu prazo, então, aceite a energia de saturno para as questões de mérito, trabalho e talento, mas lembre-se que o tempo é seu, somente seu e ele uma hora acaba.
Não se desespere! Quero muito saber sua opinião sobre esse assunto! Comenta lá nas redes sociais como você acha que Saturno está te impactando!





Comentários